quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tutorial Inkscape: A logo do SERPRO

A logo Serpro

A logomarca do Serpro é bem complexa, mas como a maioria das logos dá pra fazer com algumas primitivas geométricas. Vamos lá então:

1. Desenhe um círculo maior e dois menores. Faça com que os dois menores tenham 2/3 do diâmetro do maior. Use cores diferentes para facilitar a visualização. No final ajustaremos as cores. Saiba que a primeira ferramenta da barra lateral (uma seta preta) permite que você altere coisas como o tamanho (dimensões) e posição (x, y) do objeto.

Importante: Guarde a dimensão do círculo grande e uma cópia dele pra usar no último passo.

2. Selecione o círculo grande e um pequeno e alinhe-os horizontalmente e topo com topo.

3. Faça o mesmo para o círculo grande e o segundo círculo pequeno, desta vez fazendo base com base. Atenção: para que o círculo pequeno se mova e não o grande, procure o campo “Relativo a” e marque “objeto maior”.

4. Selecione tudo e no menu escolha Objeto-> Transformação (ou Shift + Ctrl + M). Escolha Girar escreva o valor -45,00 e Aplicar.


5. Vamos agora fazer um triângulo com metade do tamanho do círculo grande. Para isso desenhe um quadrado e em seguida ajuste o tamanho para o mesmo do círculo grande. Selecione o quadrado e converta-o para caminho em Caminho->Converter para caminho (ou Shift + Ctrl + C). Selecione a ferramenta Editor de nós e selecione com ela o canto inferior direito. Clique em excluir os nós selecionados. Pronto, você tem um triângulo com metade do tamanho do círculo grande.




6. Faça uma cópia do triângulo e redimensione para o tamanho do círculo menor. Assim já temos todas as primitivas para fazer o “S” estilizado da logo.

7. Duplique o círculo grande, mude de cor e posicione bem no fundo (ele ficará oculto, mas será necessário posteriormente). Duplique cada triangulo e posicione como na figura. Use o recurso que você já usou para posicionar os círculos e os recursos de inverter e posicionar mostrados em destaque abaixo.

8. Vamos começar a cortar, sempre selecionando dois objetos por vez e no menu Caminho->Diferença (ou Ctrl + -). Lembre-se que será cortado o objeto mais abaixo, ou seja, é o de baixo menos o de cima.

8.1 Círculo grande com círculo pequeno superior. Se só houvesse estes dois objetos o resultado seria esse:

8.2 Círculo grande com triangulo grande inferior. Novamente se só houvesse estes dois objetos o resultado seria esse:

8.3 Círculo grande (ou o que sobrou dele) com triângulo pequeno inferior. Neste momento faremos um arranjo técnico (gambiarra), já fiz de outras maneiras e essa parece ser a mais simples, mas como diz o ditado: existe várias maneiras de se esfolar um gato.

8.3.1 Antes de cortar duplique o triangulo e posicione como na figura:

8.3.2. Agora corte de duas vezes, primeiro círculo grande com um triângulo, depois com o segundo triângulo, não importa a ordem. O resultado seria esse:

8.4. O resultado já é uma imagem familiar, mas isso porque eu isolei pra facilitar sua visualização. o que você vai ver de fato na hora do trabalho é a imagem abaixo. É importante que você mantenha os objetos na posição porque no final uma “aspa” tem que está posicionada com relação a outra.

8.5.Empurre este objeto para o fundo e faça o mesmo com o segundo círculo grande, aquele que duplicamos no inicio e que falei que iria usar depois. O resultado será isso.

9. Faça a fusão dos dois objetos restantes em um e ajuste uma cor qualquer, no final este objeto será branco.

10. Desenhe um retângulo da mesma largura do círculo grande e exagere um pouco na altura. Também vamos precisar do círculo grande que você guardou.

11. Centralize o círculo grande no retângulo.

12. O círculo é só um guia para o “S”, depois apagamos. Centralize o círculo com o “S” e ajuste os topos.

13. Apague o círculo e gire o “S” 20 graus. Lembre que para girar você vai em Objeto->Transformação.

14. Agora vamos deixar tudo na posição final, girando o conjunto todo em -20 graus.

15. Vamos agora cortar o retângulo, para isso desenhe dois outros retângulos bem largos e de pouca altura. No visual posicione-os grosseiramente para cortar a base e o topo da logomarca. O rigor será dado apena para a posição y (altura) de cada retângulo. Para isso será necessário usar a calculadora.

15.1. Anote o tamanho do círculo grande, por exemplo, o meu deu 240 px. Vamos chamar isso de C. Anote também a posição do “S”, no meu exemplo deu 1493,572. Vamos chamar de Pc. E por fim a altura do retângulo de corte, no meu caso 200. Vamos chamar isso de R. A conta é a seguinte:

Retângulo de baixo: Pc – R – (C/12) ou no meu caso 1493,572 – 200,000 – (240/12)
Retângulo de cima : Pc + R + (C/6) ou no meu caso 1493,572 + 240 + (240/6)

15.2. Coloque o resultado dos cálculos no campo y dos respectivos retângulos de corte e o resultado deve colocar as posições de corte a 1/12 do tamanho do círculo abaixo da logo e 2/12 acima desta.

16. Faça os cortes e ajuste a cor do retângulo para RGB (0, 80, 165) e do “S” para branco.

Fim.

Meu respeito e admiração pro cara que bolou e fez isso pela primeira vez, a marca é linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário